Prensa Suculenta participando da Feira Peibê — IFF de Macaé, 2018.

A Prensa Suculenta é uma editora independente, criada pela poeta Carole Bê, para divulgar sua literatura e ilustrações. A editora publica zines de poesia, cartões postais (fotografias, fotomontagens, colagens) e livros de artista, com destaque para a linguagem da colagem analógica e grafismos em nanquim – as publicações são todas manuscritas e artesanais, com encadernação manual e carimbos feitos pela própria artista.

A editora começou se chamando Prensa Cartucheira, mas mudou de nome em 2019. Dada a conjuntura política brasileira e a nova Lei do Armamento, que abre precedentes para a intensificação das violências (especialmente contra grupos socialmente oprimidos), o nome “Cartucheira” passou a ter outro peso, motivo pelo qual se optou por modificá-lo. O novo nome, Prensa Suculenta, se refere não somente a algo saboroso e ao prazer sensorial que um livro artesanal pode provocar, como também às plantas que sobrevivem e resistem em condições áridas de vida – tal e qual nós precisamos sobreviver à conjuntura política atual e à ascensão de um poder anti-intelectual e que se coloca muito claramente contra a cultura e os artistas.

Nas publicações, colagem analógica e letras manuscritas se encontram e se misturam, formando uma linguagem própria. As zines são multiplicadas pela tecnologia industrial da xerox, embora suas matrizes sejam todas feitas com letra manuscrita e desenhos em nanquim ou colagens analógicas. A editora também digitaliza e imprime livros de artista, que existem originalmente como objetos únicos, feitos também a partir de colagens e manuscritos. Outra linguagem trabalhada é a arte postal, feita manualmente e enviada pelo correio, ou digitalizada para ser difundida em escala maior, por meios digitais.

Logo abaixo, estão fotos de alguns trabalhos da editora, começando por páginas de livros de artista, passando pelas zines de poesia e chegando, por fim, aos cartões postais (que também podem ser impressos na forma de pôster).

LIVROS DE ARTISTA

1) Guia de Meditação para Superar a Tristeza (2015)

2) Hora Sagrada (2015)

3) Livre D’artiste (2016)

“Livre D’artiste” em processo –2016

4) Tudo que o seu Silêncio Exclama (2017/2018)

ZINES

Capa da zine “Disperso”
Página da zine “Disperso”
Página da zine “Disperso”
Capa da zine “Oráculo”
Páginas da zine “Oráculo”
Páginas da zine “Oráculo”
Capa da zine “Linhas & Declives” — volume I
Zines “Linhas & Declives” — volumes I e II
Zines “Linhas & Declives” — volume II
Zines “Linhas e Declives” — volume III
Zines da série “Moinho Anti-Horário”
Zine “Oráculo” em processo
Zine “Disperso” em processo

POSTERS & POSTCARDS

Prensa Suculenta Publicações Independentes

caixa postal 359 CEP 20010-974 Rio de Janeiro/RJ

correio eletrônico: sssuculenta ARROBA riseup.net

 Tudo aqui pode – e deve ser – compartilhado, divulgado, copiado. Peço apenas que citem a fonte, para que ela não pare de jorrar